Muito prazer, Rio21

Instituto Rio21 se dedica a estudar a Cidade Maravilhosa.

Imagem: Fernando Maia/Riotur

*Por: Equipe Rio21

Viver no Rio de Janeiro não tem sido tarefa fácil para seus mais de 6 milhões de habitantes. Há muito tempo ressente-se de um passado glorioso, um presente de tristezas e um futuro de incertezas.

Sabemos que o carioca possui inúmeros talentos, que se manifestam em forma de conhecimento, criatividade, bom senso, garra e amor por sua cidade. Sabemos também que aqueles que podem colaborar devem fazê-lo de modo a tornar o Rio de Janeiro uma cidade que celebre seus momentos mais iluminados e deixe de ser um lugar nostálgico para ser um polo de esperança frente ao futuro. Podemos colaborar, com aquilo que temos de melhor para oferecer, cada um em sua área, para que nossa Cidade Maravilhosa chegue cada vez mais perto de representar o significado ideal dessa nomenclatura. Cremos, portanto, que o Rio pode ir mais longe e possui as ferramentas para tal, que precisam ser colocadas à disposição daqueles que desejam cooperar.

É nesse espírito que nasce o Instituto Rio21. Viemos com a missão de analisar o contexto atual de nossa cidade e, a partir deste cenário, auxiliar na construção de um futuro em que o carioca vença os obstáculos, corrija os caminhos mal trilhados e faça justiça não somente à sua gloriosa história, mas principalmente ao enorme potencial do Rio de Janeiro, em diferentes segmentos. Faremos isso auxiliando na formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas no Rio, engajando a sociedade civil, calcados nos valores da ética, responsabilidade e respeito aos demais.

Queremos trabalhar com uma visão holística, pragmática e sistêmica sobre os problemas que assolam nossa cidade, seja saúde, educação, transportes, economia, cultura, sociedade… Produzir nossos próprios dados, avaliar em conjunto com parceiros e propor soluções ao poder público, procurando influenciar positivamente as tomadas de decisões nas políticas públicas.

Para isso tudo acontecer, contamos com um time jovem, engajado, apaixonado e de primeira qualidade, além de parcerias que auxiliam o desenvolvimento dos nossos projetos. O primeiro parceiro é o jornal Diário do Rio, com quem mantemos uma joint-venture, compartilhando espaços e dados, possibilitando reportagens mais aprofundadas sobre nossa cidade, a partir do uso da ciência de dados. Maior transparência e discussão, revelam melhores decisões por parte de nossos governantes.

Não temos dúvida de que o Rio de Janeiro pode encontrar políticas públicas mais adequadas ao seu desenvolvimento, gerar um ambiente de negócios menos burocrático que favoreça a inovação e a abertura de novas empresas e postos de trabalho, criar oportunidades para os mais humildes e, principalmente, para os jovens, contar com uma população que se envolva mais no debate social, político e econômico, e pode, especialmente, ser favorecido pela discussão livre de ideias, dados estatísticos, projetos e produções acadêmicas.

Já nascemos com dois projetos: a revista Arcos do Rio, que se propõe a ser um espaço de diálogo entre a sociedade civil, a academia e o poder público, com uma linguagem simples e direta, tal como o carioquês. O segundo é o Observatório Carioca, que busca analisar a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, aumentando a sua transparência com análises quantitativa e qualitativas. Ambos estarão a pleno vapor ainda neste semestre.

Se quiser conhecer mais sobre nós, entre em nosso site e siga-nos nas redes sociais. Faça parte da mudança, pense, debata e inove o Rio de Janeiro.