Núcleo de Produção Digital e Conhecimento Histórico

O Instituto Rio21 tem como um dos seus objetivos centrais produzir conteúdo sobre a cidade do Rio de Janeiro, auxiliar no desenho de políticas públicas e contribuir para a recuperação da identidade carioca, em seu sentido mais amplo.

Nesse sentido, o Núcleo de Produção Digital e Conhecimento Histórico dedica-se a produção de dois podcasts: “De Estácio de Sá a Paes” e “Identidade Carioca”.

O primeiro, “De Estácio de Sá a Paes” tem como objetivo a reconstituição histórica e biográfica de lideranças políticas locais e as suas conexões com a história política do município. Tem como eixo central a biografia dos Prefeitos e gestores municipais após a promulgação da República, recuperando os contextos em que estavam inseridos e as realizações dos seus mandatos. Conta com a participação de dois historiadores como apresentadores fixos e, semanalmente, convida um especialista no período histórico e na análise política do personagem para contribuir na análise.

O segundo, intitulado “Identidade Carioca”, busca dialogar, em conversa livre, com personalidades cariocas sobre as suas histórias e as suas conexões com a cidade do Rio de Janeiro. Personalidades serão convidadas semanalmente, dos mais diversos campos de atuação e interesse, a fim de apresentarem as suas relações com a cidade, os seus gostos, desejos e preocupações. Conta com a apresentação em forma de rodízio de dois historiadores e um cientista político, do Instituto Rio21.

Equipe

phillippe_guedon

Philippe Guedon

Diretor Executivo

Cientista político e historiador, formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pela Fundação Getulio Vargas. É mestre e doutor em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), onde atuou como assistente de pesquisa. Sua principal linha de pesquisa é sobre partidos políticos e sistemas partidários, com especial atenção para o poder local.

Pedro Henrique Alves

Pedro Henrique Alves

Assistente de Pesquisa

Pedro Henrique é historiador e cientista social, formado pela Fundação Getúlio Vargas. É mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e especialista em Docência pelo Instituto Federal de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Atuou profissionalmente com pesquisa e produção de conteúdo historiográfico, educação básica e educação corporativa. Tem interesse em pesquisas relacionadas a história, cultura, política e religião no Brasil contemporâneo.

Contato

ana.flavia@rio21.org

Tel: (21) 2507-8596