Núcleo de Pesquisa Aplicada

O Instituto Rio21 conta com um setor especializado em desenho de pesquisa, análise e coleta de dados. Ele é coordenado por Philippe Guedon, Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, com ampla experiência em pesquisa de opinião em grande instituto de pesquisa nacional.

O setor tem como objetivo produzir dados e conhecimento que possam auxiliar instituições públicas e privadas na tomada de decisão.

Os membros do setor são especializados em metodologias de pesquisa diversas, que respondem a diferentes desenhos de pesquisa e objetivo dos seus clientes. Os desenhos de pesquisa produzidos pelo Núcleo de Pesquisa Aplica são individualizados, sempre construídos em parceria com o cliente, de modo a melhor atender às expectativas e as potencialidades das metodologias.

Trabalhamos com metodologias quantitativas e qualitativas. Em destaque, consideramos os seguintes produtos e serviços:

  • Análise de dados públicos;
  • Análise de dados institucionais;
  • Análise e monitoramento de redes sociais (análise de sentimento, mineração de dados, entre outros);
  • Planejamento e execução de surveys presenciais, telefônicos ou online;
  • Análise, monitoramento e avaliação de políticas públicas;
  • Entrevistas em profundidade;
  • Grupos focais

Equipe

phillippe_guedon

Philippe Guedon

Diretor Executivo

Cientista político e historiador, formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pela Fundação Getulio Vargas. É mestre e doutor em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), onde atuou como assistente de pesquisa. Sua principal linha de pesquisa é sobre partidos políticos e sistemas partidários, com especial atenção para o poder local.

felipe lamarca

Felipe Lamarca

Diretor de Comunicação

Graduando em Ciências Sociais pela FGV CPDOC e em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela FGV EMAp. Atuou durante três anos como bolsista PIBIC em pesquisas voltadas para a análise das relações Executivo-Legislativo na Primeira República (1889-1930), participando como assistente de pesquisa no projeto História das Instituições Políticas (HIPOL). Também atuou como colaborador na plataforma internacional Programming Historian em uma parceria do CPDOC com a Universidade Nova de Lisboa. Interessado principalmente nas áreas de Ciência Política, Políticas Públicas e análise de dados.

Contato

ana.flavia@rio21.org

Tel: (21) 2507-8596