Observatório Carioca

Dialogando com o objetivo do Instituto Rio21 de contribuir para a cidadania local, o Observatório Carioca se dedica a analisar e produzir conteúdo sobre a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Interessado em ampliar ao máximo o conceito de accountability, o Instituto Rio21 busca divulgar os acontecimentos da Câmara, produzindo reflexões sobre os temas tratados e o posicionamento dos vereadores.

Além disso, o Observatório Carioca também produz análises periódicas sobre a produção legislativa local, utilizando-se de indicadores de produtividade e presença, por exemplo. Também analisa tematicamente as produções legislativas e as movimentações partidárias entre os vereadores.

O objetivo é conectar o carioca com sua instância de representação mais próxima, os vereadores. Partimos do pressuposto de que a vida dos indivíduos acontece no município: é, naquela localidade, que ele é afetado diariamente por políticas públicas e opções dos legisladores e o Executivo. Diante dessa importância, nasce o Observatório Carioca.

Equipe

phillippe_guedon

Philippe Guedon

Diretor Executivo

Cientista político e historiador, formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pela Fundação Getulio Vargas. É mestre e doutor em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV), onde atuou como assistente de pesquisa. Sua principal linha de pesquisa é sobre partidos políticos e sistemas partidários, com especial atenção para o poder local.

João Augusto

João Augusto Batista

Coordenador do

Observatório Carioca

João é economista formado pela EPGE/FGV e mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). Com passagens em diversas consultorias, já fez parte do time da Lufthansa Consulting e atuou como Consultor para o International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial. Atualmente provê inteligência de mercado para o desenvolvimento de tráfego aéreo e de passageiros na RIOgaleão. Suas atividades são pautadas pelo intenso uso de dados e modelos matemáticos, inclusive para análise de redes sociais e do campo político.

Contato

ana.flavia@rio21.org

Tel: (21) 2507-8596