Pesquisa mostra que o Carioca se acha

O melhor sotaque, o mais simpático, o povo mais bonito do Brasil e que usa chinelo em qualquer ocasião. Pesquisa do Instituto Rio 21 comprova, o carioca se acha.

Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O carioca anda meio pessimista, ao ponto de defender um banqueiro carioca que não investe no Rio de Janeiro, mas isso não impediu que na pesquisa sobre os hábitos dos cariocas feita pelo Instituto Rio21, a pedido do DIÁRIO DO RIO, mostrasse que o carioca se acha, e não é pouco não, se acha muito.

O Carioca é Mais Bonito

Os pesquisados até acham que o carioca é descompromissadoestão insatisfeitos com a cidade, mas quando se trata de si mesmo, as opiniões só são favoráveis. Por exemplo, 45,7% acham que os cariocas são os mais bonitos do Brasil, enquanto apenas 27.3% acham que a afirmação “Os cariocas e as cariocas são mais bonitos, em comparação com as outras cidades do Brasil“.

E é na Zona Sul e no Centro do Rio que estão a maioria que se acha mais, 56% concordam que o carioca é mais bonito. E no Centro apenas 10% discordam da afirmação, enquanto na Zona Sul 24% discordam. Na Zona Norte é onde se encontra a pior taxa, 42% concordam, enquanto 30% discordam.

Quanto a idade, o percentual é, em geral, parecido:

Carioca, o melhor sotaque do Brasil

Mas se resta dúvida se o carioca é ou não o mais bonito do Brasil, quando perguntados se “O melhor sotaque do Brasil é o carioca“, aí é lavada 65% concordam com a afirmação, enquanto apenas 21% discordam. E olha que é o sotaque do carioca o oficial do Brasil.

E não importa a região da cidade, sempre mais que 60% acham o sotaque carioca o melhor do Brasil:

Interessante que quando a divisão é entre faixa etária, os muito jovens 16 a 24 anos e os mais velhos, acima de 70 anos, são os que tem maior taxa de discordância. Apesar disso, entre os idosos 50% acham o sotaque carioca melhor:

Os Cariocas são mais simpáticos

Mas de algo não resta dúvida, quando perguntados pelo Instituto Rio21 se os cariocas são os mais simpáticos, 71,8% concordaram com a opinião, sendo que 51,2% concordaram muito. Apenas 15,1% discordaram! É muita simpatia para pouca cidade.

E a opinião é igual praticamente em toda a cidade, mesmo na Zona Norte que tende a ter uma visão mais negativa do Rio de Janeiro.

Novamente, apenas entre os mais velhos e os mais jovens há uma discrepância sobre o grau de ego do carioca. Mas não muito, enquanto entre os 16 e 24 anos é de 63%, acima de 70 é de 59%.

Carioca usa chinelo em qualquer situação

E a pesquisa do Instituto Rio21 quis saber também sobre a elegância do carioca, ou melhor, do despojamento do carioca e perguntou o grau de concordância sobre a afirmação “Os cariocas usam chinelo em qualquer situação“, 82,5% concordam com a afirmação e apenas 11% discordou. Se pensar que no meio de casamentos no Rio de Janeiro distribuem chinelos, é verdade a afirmação.

A opinião é praticamente igual em toda as regiões da cidade:

E só entre aqueles com mais de 70 anos há um grau de discordância maior. É aquele povo que viveu a Belle Époque carioca.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Rio21, com 714 respondentes, entre os dias 10 de fevereiro e 8 de março. Por amostra não probabilística ponderada por características populacionais (faixa etária, zona da cidade de moradia e raça, segundo dados do Censo 2010 (IBGE) para a cidade do Rio de Janeiro)