Instituto Rio21 participa do lançamento de ampliação do complexo de cargas do RIOgaleão
O complexo de cargas do RIOgaleão passou a contar com uma nova infraestrutura, que oferece aos principais players do mercado do Rio de Janeiro uma solução que agrega celeridade, segurança e eficiência aos processos logísticos. Lançado nesta quarta-feira (27/11), o armazém geral RIOgaleãoLOG permite que importadores e exportadores concentrem suas atividades em um único local, reduzindo riscos e custos logísticos com segurança, além de gerar significativas economias de tempo. Com uma área total de 8 mil metros quadrados, o armazém geral RIOgaleãoLOG recebeu investimentos de mais de 15 milhões em reformas, que transformaram o antigo VarigLog no novo empreendimento.
O evento contou com a presença de Antônio Mariano, Diretor Executivo do Instituto Rio21 e de João Augusto Batista, Coordenador do Observatório Carioca e analista de mercado do RIOgaleão.
Durante o lançamento do armazém logístico, o diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, exemplificou para os convidados os ganhos que o RIOgaleãoLOG trará aos clientes.
– Hoje, depois do desembaraço, um cliente da área de tecnologia leva a carga, com escolta armada, para um galpão na Penha. Lá, ele executa alguns serviços, como etiquetagem ou embalagem, e, depois, retorna com a carga ao aeroporto, com escolta armada, de onde segue para Porto Alegre ou Salvador, por exemplo. A partir de hoje, esse cliente pode levar essa mesma carga, de dolly, direto ao RIOgaleãoLOG, onde os nossos parceiros executam esses serviços de valor agregado. Uma vez pronto, volta, de dolly, para o galpão de uma das companhias aéreas domésticas e segue para a sua cidade destino. Dessa forma, o RIOgaleãoLOG permite aos nossos clientes reduzir tempo, risco e custo em suas operações – explicou Fehring.
O RIOgaleãoLOG traz um novo conceito para integração e aprimoramento da logística de importação e exportação e representa o primeiro passo para a criação de um Condomínio Logístico no Terminal de Cargas do RIOgaleão. O lançamento reforça o posicionamento do RIOgaleão Cargo como um uma plataforma logística eficiente e um dos principais hubs para o modal aéreo de comércio exterior no país.
– Nesse momento, acredito que somos o único aeroporto de grande porte do país a oferecer armazenagem geral dentro do Terminal de Cargas. E não vamos parar aqui. Em breve, vamos também oferecer serviços de entrepostagem aduaneira e DAC no Terminal de Cargas. E assinaram contratos sobre a construção, no ano que vem, de mais de 50.000m² de armazenagem geral, no sítio do Galeão. Com esses avanços, estamos criando um verdadeiro condomínio de logística integrada, único no Brasil – afirmou Fehring.
O secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, destacou a importância de um empreendimento como o RIOgaleãoLOG para a economia fluminense.
– A logística no mundo moderno é destacada por seus diferenciais. Fiquei animado com a informação de que nenhum outro aeroporto no Brasil oferece esses serviços, que estão disponíveis no RIOgaleão LOG. Vinte por cento de toda a importação de produtos no Brasil é feita por via aérea. No mundo, esse número é de 40%. Isso mostra que temos espaço para crescer e que precisamos apenas criar vias de facilitação – disse o secretário Delmo Pinho.
Para Antônio Mariano, esta é uma oportunidade que o Rio de Janeiro deve aproveitar para retomar seu potencial logístico e econômico. O Rio possui uma geografia que facilita a exportação e importação de diversas áreas do país, além de uma infraestrutura que precisa ser melhorada. Com estudos de viabilidade e parcerias público privadas, podemos avançar bastante. E acompanhar o crescimento de um dos principais polos logísticos do país, logo na cidade do Rio, muito nos orgulha – afirma Mariano.